Você não quer forçar a vista quando estiver lendo ou acordar a noite e ser “cegado” por aquela luz intensa do quarto, certo?
Existe uma iluminação adequada para cada ambiente com base nos objetivos e tarefas ali exercidas. Se maquiar, realizar uma leitura, relaxar, cozinhar, etc. Em cada situação é necessário um nível de iluminância. verifique aqui (https://energiabelem.com.br/blog/qual-lampada-utilizar/) detalhes sobre as características das lâmpadas e qual você deve escolher.
Calculo Luminotécnico
Para quem quer algo mais técnico, segue uma tabela pré dimensionada com a potência, fluxo luminoso e espaçamento entre os emissores de luz.

Detalhes a observar
Cores escuras na parede, requerem mais luz, neste caso, arredonde os resultados para cima.
Quanto maior a altura do teto, maior a quantidade de luz necessária. A luz é inversamente proporcional ao quadrado da distância.
A área de serviço costuma ter aberturas de iluminação natural, que são mais usadas durante o dia. Se não for o caso, considere para o cálculo uma luz mais forte, como a do home office.
A tonalidade da luz que a lâmpada emite no ambiente é um ponto importante que deve ser levando em consideração na hora da escolha.
Tabela de iluminância por ambiente
Aqui vai uma tabela para facilitar a sua vida. Cada ambiente possui sua iluminação geral e local, essa é usada, por exemplo, na pia da cozinha, em espelhos, mesa, etc.
