Distribua estrategicamente as fontes de luz

Colocar uma única lâmpada no centro do cômodo, apesar de ser o que mais comumente acontece nas obras não é a melhor forma de iluminar o quarto. Instale diferentes pontos de luz em todo o espaço — estrategicamente posicionados de acordo com a finalidade do local. A ideia é assegurar uma iluminação uniforme, capaz de valorizar os ângulos do ambiente e incrementar a sensação de amplitude.

Uma dica interessante é usar sancas de gesso com lâmpadas de LED embutidas e spots em locais estratégicos com luz quente. Essa técnica contribui para um design mais moderno e aconchegante.

Utilize a cor(temperatura da luz) a seu favor

Como podemos observar, cores mais quentes trazem mais conforto ao ambiente, ideal para dormitórios, utilizando spots, abajures, arandelas. Porém é sempre importante ter uma iluminação neutra/fria para quando precisarmos de mais atenção e melhor iluminação, por exemplo, para escolher uma roupa, para uma leitura, para utilizar o computador, etc.

Economize Energia

Utilizar lâmpadas de LED é essencial e como aqui não há aquela necessidade de que as cores do ambiente sejam tão fiéis, como no banheiro, podemos utilizar lâmpadas com IRC menor(https://energiabelem.com.br/blog/qual-lampada-utilizar/), mas lembre-se que existe uma iluminação ainda mais barata, a iluminação natural. Janelas amplas bem localizadas podem tanto lhe economizar com a iluminação quanto com a refrigeração do ambiente.

Além disso, a cor do ambiente também influencia na sua iluminação, cores escuras tendem a escurecer o ambiente por absorverem mais a luz. Observe as cores dos pisos e paredes e o quanto elas refletem a luz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *